Soma parabeniza jornalistas pelo Dia Internacional da Liberdade de Expressão
- Imprimir
- Relatar um erro
- A+ Aumentar a fonte
- A- Diminuir a fonte
A Soma Comunicação parabeniza a todos os profissionais da imprensa de Rondônia pelo Dia Internacional da Liberdade de Expressão, comemorado nesta quarta-feira (3). Para a empresa de assessoria de imprensa, a livre informação é essencial para a formação do senso crítico da população e o fortalecimento da democracia.
Conforme a membro da Soma, Ana Fabre, a evolução de uma sociedade democrática depende essencialmente de cidadãos livres para opinar, questionar e exigir direitos. “Mas como fazer tudo isso sem informações? Impossível! Daí a indispensabilidade também de uma imprensa sem amarras, para informar a população”, afirma.
Segundo o também membro da Soma, Renato Pereira, a liberdade de imprensa que temos no Estado Democrático de Direito deve ser defendida com unhas e dentes. “Ainda mais se levarmos em consideração que muitos jornalistas lutaram, bravamente, no período da ditadura militar, para que a liberdade de expressão e o regime ditatorial fossem extirpados do Brasil e a democracia reestabelecida”, salienta.
Defensor da profissão de jornalista e também membro da Soma, Camilo Estevam ressalta que a democracia só pode prevalecer em um país, se a população tiver o livre acesso à informação. “As decisões que tomamos a respeito de quem iremos votar, como devemos nos portar como cidadãos, e muitas outras, estão diretamente ligadas à cultura, criação e às informações que possuímos e que nos possibilitam analisar as situações que vivemos. E nada disso seria possível se não tivéssemos a figura dos profissionais da imprensa, que trabalham para levar as notícias para todos nós diariamente e por quem deixo aqui os meus sinceros parabéns”.
Liberdade de imprensa
O Dia Internacional da Liberdade de Expressão ou Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, acrônimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural (Unesco), que assinala e destaca a liberdade da expressão.
O dia 3 de maio foi escolhido porque essa foi a data da Declaração de Windhoek, de 1991, que promove a liberdade de expressão. Passados dois anos, a Assembleia Geral da ONU decidiu instituí-la como marco histórico da liberdade de imprensa no mundo, consagrada no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.